fbpx
logo_rastriall2-16
Dois médicos, um homem e uma mulher, conversam sobre anotações feitas numa caderneta segurada pelo primeiro

Mapeamento cerebral por EEG sob nova perspectiva

O que é o mapeamento cerebral por EEG?

Antes de mais nada, o mapeamento cerebral por EEG (eletroencefalograma) é a gravação das ondas emitidas pelo órgão, como já se sabe tradicionalmente no campo médico. No entanto, quando esse procedimento é feito com a inteligência artificial (IA) da iMediSync dificuldades tidas até então são ultrapassadas e uma ampla gama de oportunidades, aberta. 

O capacete dotado com a tecnologia possui 19 eletrodos secos ativos para captar as ondas cerebrais. Sem dúvida, seu maior diferencial está relacionado à capacidade de diferenciar padrões e estados do órgão em diferentes momentos, além de oferecer visualização em 2D e 3D, como é possível acompanhar na imagem abaixo.

Imagem do software da iMediSync projetada num tablet e num monitor de computador

A iMediSync é o único software que proporciona uma base de dados normativa de tais parâmetros para pacientes do sexo masculino, feminino, crianças e idosos, separadamente. 

Portanto, o mapeamento cerebral realizado com a tecnologia serve como grande apoio a diagnósticos e tratamentos não apenas assertivos, como também personalizados. Acompanhar condições do cérebro sem considerar as especificidades de cada sexo tende a aumentar os riscos de falhas. Isso foi cientificamente comprovado recentemente pela Stanford Medicine.

Quantificação das ondas cerebrais

Outra vantagem em recorrer ao mapeamento cerebral com a iMediSync tem a ver com a possibilidade de quantificar a potência e a distribuição de frequência das ondas cerebrais associadas a estados de consciência e excitação. Consequentemente, os médicos possuem um nível de informações consideravelmente superior, recebendo um suporte importante para proceder com o diagnóstico. 

Além disso, torna-se mais fácil identificar como determinado tratamento está agindo sobre o caso, permitindo a mudança de estratégia em tempo hábil, se necessário. 

A leitura feita com a iMediSync resulta em imagens com alta resolução espacial e temporal. Afinal, ela mapeia regiões exatas em que há conexão entre pontos do cérebro e a neurofisiologia subjacente. 

Cérebro com vários pontos destacados e interligados por linhas vermelhas

Identificando estados e características do cérebro

Outro ponto crucial do mapeamento cerebral por EEG feito com a iMediSync está relacionado com a captação de regiões do órgão encarregadas de diferentes funções. 

Só para ilustrar, os médicos conseguem analisar detalhadamente os lobos frontais, responsável pelo pensamento, planejamento, raciocínio e outras funções executivas.

Por outro lado, há uma excelente visualização dos lobos temporais, regiões localizadas na parte inferior dos hemisférios cerebrais, próximo às orelhas. Assim, é possível acompanhar o processamento auditivo, a percepção visual e a memória. Nesse sentido, a iMediSync demonstra ser excepcional no que diz respeito ao diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. 

Software da iMediSync projetado numa tela, indicando sinais de Alzheimer em paciente

Ter a oportunidade de captar e interpretar dados com o apoio do software melhora a detecção de condições que poderiam levar anos para serem descobertas.

Faça parte do time de médicos que serão os primeiros a utilizarem a iMediSync no Brasil, preenchendo o formulário para receber mais informações. 

Compartilhe este artigo:

Newsletter

Receba diretamente no seu e-mail notícias e novidades em primeira mão