O que é a artrite reumatoide?
Primeiramente, a artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta as articulações. Dessa maneira, regiões como punhos, cotovelos, mãos, pés e tornozelos, sofrem com dores, inchaço, vermelhidão, calor e até mesmo redução da mobilidade.
Por exemplo, quando atinge o joelho, os pacientes podem sentir dor intensa ao subir e descer escadas.
De acordo com um especialista da USP (Universidade de São Paulo), mais de 2 milhões de brasileiros possuem artrite reumatoide, sendo muitos desses pacientes impactados por mitos que atrasam tratamentos eficazes.
Confira a seguir 6 mitos sobre a doença!
1 – Apenas pacientes acima de 60 anos são afetados
Com toda a certeza, a artrite reumatoide não atinge apenas quem possui idade mais avançada. Pelo contrário, o problema é predominante em pacientes na faixa entre 30 e 40 anos. Além disso, tanto homens quanto mulheres estão suscetíveis a ele.
Porém, várias pessoas confundem artrite com artrose. Além de ambas terem nomenclatura semelhante, podem ser tratadas através de viscossuplementação. E ao contrário da primeira, esta última, sim, é recorrente em pacientes acima de 60 anos.
2 – A doença impede a prática de exercícios físicos
Outro mito comum é o de que a artrite reumatoide exige repouso de atividades físicas. Contudo, em alguns casos elas são recomendadas, porque colaboram para o alívio dos sintomas.
Ademais, os exercícios contribuem para a manutenção de peso, evitando a sobrecarga nas articulações.
3 – Artrite reumatoide e reumatismo é a mesma coisa
Enquanto a artrite se trata de uma doença autoimune inflamatória das articulações, o reumatismo é um termo geral utilizado para referir-se a doenças do sistema articular musculoesquelético.
4 – Pacientes gordos e obesos desenvolvem o problema com facilidade
O excesso de peso não provoca o surgimento da artrite reumatoide. Por outro lado, pacientes obesos diagnosticados com a inflamação tendem a sobrecarregar mais as articulações. Consequentemente, pode haver uma piora não apenas dos sintomas, como também da saúde da articulação atingida.
5 – Dor nas juntas é normal
Sem dúvida, a famosa dor nas juntas, como a artrite é popularmente conhecida, é naturalizada entre muitos pacientes. Aliás, alguns até dizem se acostumar com os incômodos provocados pela inflamação.
Todavia, não é normal sentir essas dores. Inclusive, com o tempo elas podem limitar a liberdade, reduzindo a qualidade de vida.
6 – A artrite não tem cura, então não vale a pena buscar tratamento
Apesar de não haver uma cura definitiva para a artrite reumatoide, ela precisa, sim, ser acompanhada e tratada. Sem os devidos cuidados, ela avança, trazendo os problemas mencionados no tópico acima. Só para ilustrar, ações básicas, como escovar os dentes ou amarrar o tênis, podem se tornar bem mais difíceis.
Atualmente, há produtos médicos com alta recuperação funcional das articulações, auxiliando na reconstrução da área prejudicada. A família Opus é a linha de produtos mais moderna e assertiva para o tratamento do problema.
Converse com seus médicos sobre a possibilidade de usar essa solução no tratamento de sua artrite!
Eles podem entrar em contato com a Rastriall para mais informações.
Acompanhe nosso perfil no Instagram.