fbpx
LOGO RASTRIALL POLICROMATICO

Confira 4 formas de prevenir o câncer de cabeça e pescoço

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

Antes de mais nada, o câncer de cabeça e pescoço envolve não apenas um tipo, mas, sim, qualquer tumor maligno que se manifeste nessa região. Portanto, pode surgir na boca, na laringe, na faringe, na tireoide, nas glândulas salivares, nos seios paranasais, entre outras áreas.

Só para ilustrar, o câncer de cabeça e pescoço apresenta uma incidência global de 700 mil novos casos por ano. Além disso, vale mencionar que o tumor na boca é o que mais afeta os homens, enquanto o da glândula tireoide costuma ser recorrente em mulheres.

Confira a seguir alguns modos de prevenção contra a doença!

1 – Boa higiene oral

Sem dúvida, a sujidade frequente de mucosas e dentes é um fator de risco considerável para o desenvolvimento dos sintomas do câncer de cabeça e pescoço. Afinal, ela pode provocar inflamações e infecções. Por isso, escovar os dentes e usar o fio dental são práticas diárias que os pacientes devem fazer conforme a orientação de odontologistas.

2 – Vacinação contra o HPV

Ao mesmo tempo, a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) é uma estratégia eficaz contra os tumores de garganta. Afinal, quando os pacientes são infectados pelo vírus dessa doença, o organismo tende a desenvolver células anormais que levam ao surgimento de câncer de cabeça e pescoço.

Além da imunização, é altamente  recomendado utilizar preservativos durante o sexo oral.

3 – Uso de protetor solar

Por outro lado, várias pessoas acreditam que o protetor solar previne somente o câncer de pele. No entanto, ele também é eficaz contra o tumor que se manifesta nos lábios – que não deixa de ser um tecido epitelial, porém, ainda mais sensível. Dessa maneira, além do uso de protetores labiais, o filtro solar deve ser aplicado em torno da boca

Ademais, sombrinhas, guarda-sóis e bonés elevam esse nível de proteção.

4 – Cuidado com alimentos e bebidas

Com toda a certeza, as toxinas e as substâncias nocivas são combatidas por uma alimentação rica em nutrientes. Consequentemente, é possível evitar o câncer de cabeça e pescoço, visto que as células do corpo conseguem desempenhar suas funções adequadamente. 

Inclusive, o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para a doença.

Beber água, de acordo com o biotipo de cada paciente, também promove o equilíbrio do organismo.

Já o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são práticas de risco para o desenvolvimento dos tipos de câncer de cabeça e pescoço. Por exemplo, quando alguém fuma, se expõe a mais de 4.700 substâncias tóxicas.

Quando os pacientes associam o cigarro e a ingestão de álcool, a ameaça se torna ainda maior.

Se você conhece alguém com câncer de cabeça e pescoço, recomendamos a leitura de nosso conteúdo sobre o uso de antiaderentes no tratamento cirúrgico do tumor.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.