Com toda a certeza, a dor nas juntas é um problema que afeta milhões de brasileiros, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Seja causada por acúmulo de cristais de cálcio, artrite reumatoide ou outras condições, essa dor pode impactar significativamente a qualidade de vida. Felizmente, existem maneiras de aliviar esse desconforto por períodos mais longos.
Saiba mais a seguir!
Entendendo a dor nas juntas
Antes de mais nada, sabe-se que a dor nas juntas pode ter diversas origens. Uma delas é a doença de acúmulo de cristais de cálcio, conhecida como CPPD (depósito de pirofosfato de cálcio). Tal condição afeta articulações, tendões e juntas, causando dores intensas e inchaço, principalmente em joelhos, pulsos e quadris.
É importante sublinhar para os pacientes a diferença entre a CPPD e outras condições, como a gota, visto que a confusão é recorrente. Enquanto esta última é causada pelo acúmulo de ácido úrico e geralmente afeta homens jovens, a CPPD é recorrente em pessoas com idade mais avançada.
Recomendações aos médicos
Embora muitas condições que causam dor nas juntas não tenham cura, existem tratamentos eficazes para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Entretanto, antes de recomendar uma via medicamentosa ou cirúrgica, vale incentivar a prática de exercícios focados no fortalecimento de músculos ao redor das articulações. Afinal, apenas assim é possível estabelecer uma proteção efetiva.
Ao mesmo tempo, é importante desmistificar o uso de suplementos de cálcio como causador desses quadros.
De qualquer modo, a anamnese segue fundamental para o direcionamento dos pacientes a exames mais assertivos, visto que 54% deles demoram anos para ter acesso ao diagnóstico correto, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos.
Para um diagnóstico preciso, os médicos podem realizar uma punção da junta para análise do líquido sinovial.
Família Opus: tratamento promissor
Entre as opções disponíveis atualmente para o alívio da dor nas juntas, o acompanhamento com a família Opus ganha destaque.
Ela oferece uma abordagem avançada para o tratamento da dor associada à osteoartrite, sendo composta pelas versões Opus 2F e 3F. Ambas possuem hialuronato de sódio para suplementação viscoelástica, proporcionando redução significativa da dor e melhora funcional das articulações.
Também são seus benefícios:
- Ação lubrificante e preenchedora
- Absorção de impactos
- Renovação, complementação ou substituição do líquido sinovial
O Opus 2F é 100% reticulado e combina médio e alto peso molecular, enquanto o Opus 3F, sem reticulação, oferece uma combinação de baixo, médio e alto peso molecular. Tal variedade permite um tratamento personalizado para cada paciente.
Ao combinar tratamentos inovadores, como a família Opus, com mudanças no estilo de vida, é possível alcançar um alívio mais duradouro da dor nas juntas.
Só para ilustrar, além da prática de exercícios físicos mencionada acima, o gerenciamento do estresse exerce uma mudança significativa na intensidade do problema.
Ademais, a manutenção de um peso saudável para a altura de cada paciente e o incentivo à alimentação rica em anti-inflamatórios naturais contribuem para a melhora do quadro.
Conheça a família Opus e solicite a visita de nossos consultores para tirar suas dúvidas!