fbpx
LOGO RASTRIALL POLICROMATICO

Dor no joelho: quando o sintoma denuncia quadro de artrite?

A inflamação pode surgir devido a diversos fatores associados aos três tipos listados neste post. Saiba mais sobre a artrite!

Em boa parte dos casos, a artrite evolui, porque, os pacientes demoram a procurar ajuda médica. Nesse sentido, o tratamento adequado e em tempo hábil são essenciais para evitar a limitação dos movimentos da articulação. Apesar de existir vários tipos, a osteoartrite, a artrite pós-traumática e a artrite reumatoide são os principais.

Entenda a seguir se a sua dor no joelho pode ser artrite!

O que é artrite?

Antes de mais nada, a artrite pode ser compreendida como uma inflamação das articulações associada à perda da cartilagem e ainda não possui cura. Ao manifestar dor, inchaço e restrição nos movimentos, exige tratamentos que vão desde a prescrição de medicamentos até cirurgias.

Entre as estruturas afetadas, estão os joelhos, que podem sofrer um desgaste natural. Contudo, outros fatores podem provocar esse problema: excesso de peso; traumas na região; maus hábitos alimentares; e alteração no sistema imune.

Quando a dor no joelho pode ser artrite?

Primeiramente, a pessoa deve observar se a dor no joelho é mais intensa quando sobe e desce escadas, se agacha e caminha. Além disso, o incômodo tende a ser progressivo. Ou seja, à medida que o tempo passa, maior é o sintoma. Este pode vir acompanhado de outros sinais, como: vermelhidão; inchaço; sensação de joelhos fracos; rigidez; e calor na região.

Caixa de medicamento para tratar artrite

Apesar de a evolução contínua da dor no joelho ser bastante comum, ela também pode ser repentina e pontual. Por isso, é importante observar se algum outro sinal acompanha o incômodo.

Em casos mais avançados, os pacientes relatam dificuldade para dormir e até mesmo depressão. Logo, é recomendado o tratamento clínico, e em alguns casos, o cirúrgico, podendo ter a aplicação dos hialuronatos de sódio, como os da família Opus. O objetivo é garantir o tratamento da dor associada à artrite com viscossuplementação

Tipos de artrite

Ao mesmo tempo, a artrite localizada no joelho pode ser classificada entre três tipos principais:

Osteoartrite

Caracterizada pelos baixos níveis de cartilagem na área, avança com sobrecarga muscular e fatores genéticos. Apesar de ser bastante comum entre pessoas acima de 65 anos, também afeta jovens, limitando a atuação no mercado de trabalho. 

Artrite pós-traumática

Como o nome indica, é causada por traumas que podem ter relação com esforços repetitivos, acidentes e prática de atividades físicas (overuse). Só para ilustrar, a dor no joelho comumente relatada por praticantes de musculação costuma estar associada a esse tipo de artrite.

Artrite reumatoide

Por fim, tal classificação trata-se de um problema autoimune que afeta várias articulações do corpo. Porém, os joelhos, os pés e as mãos são as partes mais afetadas. Pode atingir pacientes de qualquer faixa etária e provocar deformidades. 

Tratamentos

Uma vez que a doença não possui cura, os tratamentos visam reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida. A indicação de medicamentos e o encaminhamento para fisioterapia dependem do tipo de artrite.

No entanto, eles costumam ser úteis em estágios iniciais e moderados, aliviando os sintomas e otimizando a funcionalidade dos joelhos.

Por outro lado, em casos mais crônicos, a cirurgia reconstrói a articulação afetada. Inclusive, existem soluções modernas que contribuem para a recuperação funcional com excelentes resultados.

Por exemplo, a família Opus é composta por hialuronatos de sódio de alto peso molecular noticiado como uma excelente alternativa para a recuperação do quadro.

Caixa e seringa da família OPUS para artrite

Além de aliviar a dor, ela proporciona:

▪ Ação lubrificante, preenchedora e absorvedora de impactos;

▪ Renovação do líquido sinovial natural de longa duração (mais de 6 meses)

Portanto, é pertinente realizar uma consulta para entender o plano de tratamento ideal para cada perfil.

Caso receba indicação de tratamento para melhorar a artrite de seu joelho, converse com seus médicos sobre a possibilidade de utilizar a família Opus.

Visite a aba de produtos da Rastriall e leia mais sobre esse hialuronato de sódio.

Acompanhe nosso perfil no Instagram!