Há uma pluralidade de alternativas de enxerto ósseo focadas em áreas bastante específicas. No entanto, a maioria desses produtos surgiu há bastante tempo, com um conceito claro e um foco específico, voltados para atender necessidades particulares em procedimentos cirúrgicos ou tratamentos bem definidos. Tal especialização tem suas comodidades, pois são produtos já conhecidos e rotineiros, embora em muitos casos, já obsoletos. Isso faz com que essa abordagem altamente especializada também apresente limitações.
Veja quais soluções contornam esse cenário!
Cenário atual
Primeiramente, o enxerto ósseo enfrenta desafios significativos, principalmente devido às limitações das técnicas tradicionais. Embora o autoenxerto pareça ser a melhor opção, sua disponibilidade é restrita, pois não é possível retirar grandes quantidades de osso de uma única área do corpo sem causar complicações adicionais, como maior tempo de recuperação e risco de infecções.
Já os transplantes entre indivíduos ou espécies diferentes podem levar a rejeições e infecções. Assim, o desenvolvimento de substitutos ósseos sintéticos, como os que combinam nanopartículas de hidroxiapatita com polímeros, busca superar essas dificuldades, mas ainda enfrenta barreiras em replicar completamente a estrutura e funcionalidade dos enxertos naturais.
Nesse cenário, poucas soluções médicas se destacam. Por isso, trouxemos para o catálogo aquelas que realmente apresentam desempenho notório. Confira a seguir!
Vitagraft
O enxerto ósseo Vitagraft foi projetado para substituir e regenerar tecido ósseo perdido sendo também uma excelente estrutura de suporte. Ele se diferencia por sua composição biocompatível e eficiente. Afinal, promove uma integração óssea rápida e segura, oferecendo condições ideais para a excelente recuperação dos pacientes até mesmo em casos de traumas complexos.
Além disso, o material conta com características osteocondutoras e osteoindutoras, permitindo uma regeneração óssea de alta qualidade.
Aplicabilidade do Vitagraft
Ao mesmo tempo, o Vitagraft é conhecido pela facilidade de manuseio e pela sua versatilidade em diferentes tipos de enxertos, seja em procedimentos de pequeno, médio ou grande porte. Aliás, também pode ser usado em conjunto com placas e implantes metálicos.
Isso o torna uma escolha atraente para profissionais que buscam confiabilidade e previsibilidade nos resultados. Ainda, resolve o problema da limitação mencionada na introdução deste post.
Vale sublinhar que o uso de um enxerto ósseo como o Vitagraft não apenas oferece um uso mais versátil e moldável ao sítio ósseo, como também reduz complicações associadas a enxertos autógenos.
O produto está disponível em grânulos, blocos, cunha para extremidades, cunha tibial, cilindro e malha.
Entre as indicações de uso, é possível citar as cirurgias ortopédicas e traumatológicas, bem como o preenchimento de cavidades e defeitos ósseos orofaciais.
Biossilex
Já o Biossilex é um biovidro de alta bioatividade projetado para promover a formação de tecido ósseo de maneira eficaz e rápida. Seu diferencial tem a ver com a capacidade auxiliar no combate às infecções ósseas (osteomielites) além de estimular a osteogênese, graças à sua composição bioativa.
Ademais, ele oferece grande versatilidade e pode ser utilizado em cirurgias de aumento ósseo, preenchimento de cavidades e procedimentos reconstrutivos em geral. Tanto aumenta a previsibilidade dos resultados quanto minimiza a necessidade de repetidas intervenções.
Aplicabilidade do Biossilex
Mais especificamente, o produto pode ser usado no tratamento coadjuvante da osteomielite, no preenchimento de defeitos ósseos e, também, em cirurgias ortopédicas e traumatológicas. Ainda, é altamente eficaz no preenchimento de cavidades e defeitos ósseos orofaciais, craniais, assim como de cabeça e pescoço.
Outro benefício relevante do Biossilex tem a ver com a sua capacidade de inibir as principais bactérias que causam infecção óssea. Isto é, trata-se de um bacteriostático.
Por fim, está disponível em grânulos de 3, 5 ou 10 gramas.
Solicite a visita de nossos consultores para adotar nossos enxertos ósseos em seus procedimentos.