Sem dúvida, o tratamento de lipedema é alvo de intensas pesquisas, visto que o acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo provocam incômodos diversos entre as pacientes. No entanto, avanços recentes nas técnicas e nas discussões estão trazendo novas esperanças para quem recebe o diagnóstico dessa condição. O maior destaque na área é a One STEP®, que possui um comprimento de luz específico, conseguindo atingir até mesmo as áreas mais difíceis.
Entenda!
O diagnóstico de lipedema
Antes de abordar o tratamento de lipedema, vale sublinhar que, muitas vezes, as pacientes recebem diagnósticos pouco precisos. Em alguns casos, inclusive, o quadro é confundido com obesidade, insuficiência venosa crônica, entre outras condições.
Portanto, é indispensável não apenas realizar uma análise cuidadosa, como também esclarecer às mulheres que o lipedema trata-se de uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo desordenado de gordura em áreas específicas do corpo, como coxas, quadris, bumbum, panturrilhas e braços.
Aliás, uma característica diferenciadora é a sua condição bilateral e simétrica, com tendência a edema que pode piorar ao longo do dia.
Por fim, é relevante ter cuidado em associar o diagnóstico com estágios específicos. Afinal, o lipedema está frequentemente associado a momentos hormonais específicos na vida da mulher, como puberdade, gestação, uso de anticoncepcionais, tratamentos para engravidar e menopausa.
Sintomas do lipedema
Inegavelmente, promover a desmistificação sobre os sintomas contribui significativamente para que mais mulheres procurem ajuda médica precocemente, alcançando qualidade de vida em menos tempo.
Por exemplo, é crucial destacar os seus sinais mais comuns:
- Inchaço nos membros inferiores, principalmente panturrilhas e tornozelos
- Sensibilidade ao toque e dor ao pressionar as áreas afetadas
- Aumento desproporcional do tamanho das pernas
- Facilidade para formar hematomas
- Alterações na textura da pele
Avanços no tratamento de lipedema
Estudos recentes têm demonstrado avanços significativos no tratamento do lipedema. A técnica One STEP®, já amplamente reconhecida como inovadora no acompanhamento de feridas complexas, na projeção de formas naturais durante a lipoescultura associada à lipoaspiração, na reconstrução mamária, entre outros, é identificada como promissora para o lipedema.
Ela utiliza uma tecnologia de luz específica que não apenas reduz o sangramento intraoperatório, como também oferece uma série de benefícios para as pacientes: recuperação mais rápida; menos dor pós-operatória; e menor invasividade.
Lipoaspiração One STEP® é mais eficiente no tratamento de lipedema
Um estudo recente desenvolvido pela equipe do Dr. Denis Valente comparou a técnica One STEP® com a lipoaspiração convencional no tratamento do lipedema. Os resultados foram notáveis:
- Pacientes tratadas com One STEP® relataram níveis de dor significativamente menores (média de 4,3 na escala EVA) em comparação com a lipoaspiração tradicional (média de 6,1)
- O tempo de retorno às atividades normais foi consideravelmente menor com a técnica One STEP® (cerca de 6,4 dias) em comparação com o método tradicional (9,8 dias).
Tal processo é possível, visto que a One STEP® consegue desprender as células mesenquimais do tecido adiposo com o mínimo de danos.
Dessa maneira, o tratamento de lipedema com a técnica proporciona resultados estéticos favoráveis, promove uma recuperação mais rápida da autoestima e confiança e garante maior facilidade para realizar as atividades diárias.
Além disso, claro, reduz a queixa da dor e do desconforto associados ao lipedema.
Se você é médica ou médico, solicite a habilitação na técnica!